terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Conheça o campus Viçosa da UFV por meio de siglas

“Saindo do RU, eu passo na BBT e depois te encontro no PVB”. Um trecho de conversa como esse pode não fazer sentido para muita gente – a menos que você seja um veterano na UFV. Quem está chegando à Universidade vai logo perceber que muitos setores que fazem parte do dia a dia da instituição são conhecidos por siglas. Abaixo, alguns desses lugares.

PVA (Pavilhão de Aulas I) e PVB (Pavilhão de aulas II)
Durante a graduação, a maioria das aulas acontece em um desses pavilhões. O PVA fica próximo ao Restaurante Universitário e à Biblioteca Central. Já o PVB, fica ao lado da agência da Caixa Econômica Federal.

BBT (Biblioteca Central)
Além de um grande acervo, de livros e periódicos, a BBT conta com espaços como salas de estudo, videoconferência e auditórios. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h45, e aos sábados, das 6h às 17h45.
Para pegar um livro, só pessoalmente, com apresentação da carteirinha. Mas a reserva e a renovação podem ser feitas por meio do site da BBT: www.bbt.ufv.br.

Sapiens e PVANet
Sapiens quer dizer Sistema de Apoio ao Ensino. É por meio dele que os alunos controlam sua vida acadêmica: plano de estudo, notas, coeficiente, análise curricular, histórico escolar e outras informações. Nele também estão disponíveis os horários das aulas.
O PVANet é o ambiente virtual de aprendizado utilizado pela UFV. Nele, os professores disponibilizam textos, slides, organizam chats e podem até aplicar prova. Na confirmação da matrícula você fica sabendo a sua senha de acesso e já pode conhecer um pouco melhor os dois sistemas.

RU (Restaurante Universitário) e MU (Multiuso)
O RU fica em frente ao prédio principal da Universidade, perto do Pavilhão de Aulas I e da Biblioteca Central. Já o MU, está localizado no prédio do Centro de Vivência. Neles, são oferecidos café da manhã, almoço, lanche e jantar.
Para ter acesso a esses restaurantes, é preciso carregar créditos na carteirinha de estudante. O custo da refeição é debitado de seu saldo. O sistema consiste na impressão de um boleto bancário, que pode ser pago em qualquer agência bancária, caixas eletrônicos ou pela internet.
Mais informações sobre o RU e o MU podem ser obtidas no site da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários.

DCE (Diretório Central de Estudantes)
O Diretório Central de Estudantes é constituído por alunos de diversos cursos. Eles representam todos os estudantes. Seu papel é debater interesses dos alunos com a reitoria e órgãos superiores da instituição.
No campus, a sigla também é utilizada para a lanchonete que fica em frente à BBT.
Para saber mais, acesse www.dce.ufv.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário