terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Como chegar a Viçosa?

O calouro que chega a Viçosa vem de diversos lugares do Brasil. Mas dependendo do lugar, a logística pode ser complicada. Vamos começar falando da maior cidade do país. Para quem vem de São Paulo - 650 quilômetros de distância - a viagem é cansativa: 12 horas de ônibus. Nesse tempo todo o melhor a fazer é dormir, por isso, a dica é: viaje a noite. A empresa Salutaris é a responsável pelo trecho. Esta mesma empresa faz o trecho Vitória (ES) – Viçosa (MG), que tem sete horas de duração e 420 quilômetros de extensão.
Para quem vem do Rio de Janeiro – 350 quilômetros de distância -, a viagem é mais curta, com duração média de seis horas, e, dependendo do dia da semana, tem horários diferentes de partida. A empresa responsável é a Unida.
Os mineiros da capital têm a viagem mais curta até Viçosa: quatro horas e meia. A empresa Pássaro Verde faz o trecho de 230 quilômetros. São mais de seis partidas por dia de Belo Horizonte para Viçosa.

A economia das excursões
Uma opção para baratear a viagem são as excursões. Organizadas pelos próprios alunos da UFV, esse tipo de viagem pode gerar uma economia de até 40% em relação ao bilhete convencional de rodoviária. Essas viagens acontecem costumeiramente nos feriados e nas férias. Procure se informar.

A agilidade dos voos
Uma alternativa de meio de transporte é o avião. Mesmo não sendo tão econômico, um voo pode diminuir (e muito) as horas de viagem. Viçosa não tem aeroporto com voos regulares, mas cidades próximas, como Juiz de Fora (170 quilômetros de distância) e Belo Horizonte (230 quilômetros), tem voos para as principais capitais do país. Mesmo assim será necessário pegar um ônibus dessas cidades até Viçosa.

4 comentários:

  1. Olá! Preciso ir a Viçosa, sou de Florianópolis e pretendo pegar um avião. O que seria mais indicado? ir até BH ou até Juiz de Fora? Chegando em Juiz de Fora, qual ônibus devo pegar?

    ResponderExcluir